Membros fantasma.

Hoje falarei sobre os chamados membros fantasma. Mas calma não precisa ficar com medo e nem chamar os Caça Fantasmas,  isso não é nada ligado a assombração é apenas um fenômeno meio que comum entre as pessoas amputadas.mf

O que são os membros fantasmas ?

Por vezes quando as pessoas perdem uma parte do corpo como um braço ou uma perna, elas continuam a sentir esta parte e inclusive chegam a sentir dor nesta parte do corpo, que se quer existe, isso é um fenômeno meio neurológico, meio psicológico chamado membro fantasma, fenômeno que acontece com amputados.

Por que isso ocorre?

Isso ocorre pois acontece um conflito entre a perda do membro e a memória que o cérebro tem do corpo ainda inteiro, ou seja para o cérebro o membro perdido ainda existe.

No cérebro existe uma espécie de mapa com a localização das partes do corpo, este mapa é chamado de homúnculo.

Vamos pegar a mão como exemplo, quando alguém quer mover a mão, os nervos e a medula consultam este mapa, para saber, o caminho que os impulsos nervosos devem tomar para chegarem até a mão e mover a mesma.

Quando alguém perde a mão, não perde o caminho nervoso que leva do cérebro até a mão, e por vezes o cérebro acaba se enganando e enviando sinais nervosos por este caminho, por isso a pessoa tem a nítida impressão de estar movimentando aquela mão que já não existe, em casos mais raros a pessoa chega até mesmo a sentir dores nesta mão fantasma.

membro-fantasma

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s