Especial modalidades paraolímpicas (parte 2).

Semana passada conhecemos metade dos esportes que estarão presentes nas Paraolimpíadas do Rio, hoje vamos conhecer o resto deste esportes, e aprender um pouco sobre cada um deles.

Paraolimpíadas

 Mais modalidades paraolímpicas.

Como todo mundo já sabe as Paraolimpíadas de 2016 vão ser no Rio, e em comemoração a isso resolvi fazer este especial sobre as modalidades Paraolímpicas. Semana passada conhecemos treze dos vinte e três esportes que estarão nas Paraolimpíadas do Rio, e hoje eu e vocês, vamos conhecer os outros dez.

Natação.

Sem duvida é o esporte mais popular dos jogos, é praticado por atletas com deficiências físicas ou visuais que são divididos em categorias de acordo com o grau de suas deficiências e de suas habilidades no nado. É proibido o uso de próteses, a única ajuda que os atletas podem ter é a dos tappers, usados para bater de leve nas costas do deficientes visuais, para avisar que a borda da piscina esta próxima.

Remo.

Um dos esportes mais novos das Paraolimpíadas, é disputado por deficientes físicos usando equipamento adaptado.

Rúgbi em cadeira de rodas.

Esta oficialmente nos jogos desde 2000, a categoria é mista, jogada tanto por homens quanto por mulheres, os atletas são tetraplégicos, o jogo dura 4 períodos de 8 minutos cada e os times formados de 4 jogadores e 8 reservas.

Natação-Divulgação-CPB-472x316

Tênis de mesa.

Com categorias para atletas sentados e em pé, é disputado por atletas, paraplégicos, amputados e com deficiência intelectual. Os jogadores podem ter a raquete amarrada nas mãos e usar órteses e próteses.

Tênis em cadeira de rodas.

Disputado por atletas  com deficiência física em pelos menos um dos membros inferiores, as regras são praticamente as mesmas do tênis comum, a principal diferença é que a bola pode quicar duas vezes.

Tiro com arco.

O esporte, tem disputas individuais ou em equipe, para atletas em pé e cadeirantes. O tiro com arco é dividido em três classes funcionais, é disputado por atletas amputados, paraplégicos e com paralisia cerebral.

3701820471_6d17c2729a

Triatlo.

Praticado por amputados, cadeirantes e deficientes visuais, o triatlo tem um percurso de 750 metros de natação, 25 KM de ciclismo e 5 KM de corrida.Os cadeirantes usam uma handbike durante a parte do ciclismo e a própria cadeira de rodas na parte da corrida.

Vela.

Presente nos jogos desde 2000, é disputado por amputados, deficientes visuais, paraplégicos e portadores de paralisia cerebral.

Vôlei sentado.

Disputado por atletas com deficiência física com diferentes graus de deficiência, as partidas acontecem em quadras menores, por isso as partidas costumam ser mais rápidas que as do vôlei normal. Como alguns atletas possuem ao menos uma parte dos membros inferiores, existe uma regra que, obriga os jogadores a ficarem sentados o tempo todo.

Chegamos ao fim…

Este foi a ultima parte do especial sobre as modalidades Paraolímpicas, agora finalmente conhecemos todos os vinte e três esportes que estarão presentes nas Paraolimpíadas do Rio, espero que tenham gostado e até a próxima.

Volei_sentado05-468x26311

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s