Especial modalidades paraolímpicas (parte 1)

Hoje vamos conhecer treze dos vinte e três esportes que estarão presentes nas Paraolimpíadas do Rio em 2016.

Paraolimpíadas

As modalidades Paraolímpicas (parte 1)

Os primeiros jogos Paraolímpicos foram sediados em Roma na Itália em 1960, 56 anos e 13 edições depois, os jogos serão realizados aqui, no Rio. Serão disputados 23 esportes ao todo. Hoje você vai saber 13, destes esportes que, estarão presentes no evento, e vai conhecer um pouquinho sobre cada um deles.

Atletismo.

Possui ao todo dezessete tipos de provas, realizadas no campo, na pista ou na rua e envolvendo atletas com todos tipos de deficiência, as provas são disputadas com cadeiras de rodas, próteses ou com um guia.

Basquete em cadeira de rodas.

Praticamente idêntico ao basquete comum é jogado na mesma quadra que o basquete tradicional, usando praticamente as mesma regras, com quase nem uma diferença, a maior e praticamente única diferença, esta no fato dos jogadores estarem em cadeiras de rodas.

Bocha.

A bocha nas Paraolimpíadas é disputada por atletas com paralisia cerebral de ambos os sexos.

Canoagem.

É disputada por atletas com deficiências físicas ou intelectuais.

historia-da-paraolimpiada-1

Ciclismo de estrada

Com percursos de até 120 KM, é dividido por categorias de acordo com a deficiência dos atletas, cada categoria usa um tipo especifico de bicicleta adaptada a deficiência de cada atleta.

Ciclismo de pista.

Disputado por atletas com deficiência visual e por atletas amputados, com bicicletas adaptadas de acordo suas necessidades, as provas ocorrem em uma pista oval com uma extensão de 250 a 325 metros.

Esgrima em cadeira de rodas.

Disputada apenas por atletas cadeirantes, mesmo os atletas ficando bem distantes entre si, as disputas acabam sendo bem mais rápidas que na esgrima comum, já que os cadeirantes não tem muita mobilidade.

Futebol de 5.

É disputado no mesmo campo do hóquei de grama, os atletas tem deficiência visual, menos o goleiro, sendo ele o único que pode enxergar e não existe a regra do impedimento.

brasil_futebol_de_5_simoneevangelista_60

Futebol de 7.

É disputado por jogadores com variados níveis de paralisia cerebral, em um campo menor, quanto as regras, são praticamente as mesmas e o impedimento não existe.

Goalball.

Disputados por atletas com deficiência visual, o esporte é jogado três contra três e os times devem jogar a bola, com guizos, em direção ao gol adversário, todos atletas ficam próximos ao seu gol, que tem a mesma largura do campo.

Halterofilismo.

O halterofilismo Paraolímpico, mais conhecido como levantamento de peso, é praticado por atletas com amputação de membros inferiores, paraplégicos ou com paralisia cerebral.

Hipismo.

Disputado por atletas com deficiência visual e física, homens competem juntamente com as mulheres de acordo com seu perfil funcional.

Judô.

Praticado apenas por atletas com deficiência visual, as regras são praticamente as mesmas do judô comum, os atletas devem estar em contato entre si o tempo todo e não existe a punição por sair da área de luta.

Por hoje é só…

Esta foi a primeira parte do especial sobre as modalidades Paraolímpicas, onde você conheceu 13 dos esportes que estarão presentes nas Paraolimpíadas de 2016, fiquem ligados no site que semana que vem eu trarei a segunda parte.

1627441112141

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s